terça-feira, 8 de maio de 2018

Lamborghini Centenario e Porsche 918 Spyder são convocados para recall

Por Redação


Recall é coisa de carro popular, certo? Errado! Não existe montadora grande ou longeva que nunca tenha chamado seus clientes para efetuar pelo menos um reparo em um número X de veículos, por menor que seja o problema. As bolas da vez são Lamborghini e Porsche; a italiana convoca 11 proprietários do modelo Centenario para verificar e, se for o caso, substituir uma etiqueta que indica o limite total de peso do veículo. A NHTSA (administração nacional de segurança rodoviária), um importante órgão do governo americano, constatou que algumas unidades do supercarro podem trazer etiquetas com a informação errada sobre tal limite, o que poderia levar os proprietários a exceder a carga, gerando risco de falha na suspensão ou nos pneus.

O Centenario é um modelo nascido para celebrar os 100 anos do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini; apenas 40 carros foram feitos (20 "fechados" e 20 conversíveis) ao preço inicial de 1,75 milhão de euros na época de lançamento. A troca da etiqueta será gratuita.


Já a alemã convoca 305 unidades do híbrido 918 Spyder, o modelo mais icônico da fabricante desde o Carrera GT nos anos 2000. De acordo com a Porsche, foi detectado que pode haver ruptura dos braços da suspensão quando o veículo for submetido a condições extremas (como o uso em pistas), o que compromete a dirigibilidade e também a durabilidade do carro. O chamado envolve modelos dos Estados Unidos, todos anos 2015 e o reparo consistirá na troca dos componentes suscetíveis ao defeito por outros mais resistentes; a operação não terá custo algum para o consumidor e levará de 7 a 8 horas.

Esse é o sexto recall do 918 Spyder e o terceiro envolvendo problemas com a suspensão. Os dois primeiros foram em 2014, logo no ano de lançamento, quando cinco unidades foram chamadas para reparo na suspensão dianteira e traseira; em 2015, outro recall para corrigir um problema no chicote elétrico de um dos radiadores do carro. Em 2016 vieram mais dois, sendo mais um envolvendo a suspensão e outro a respeito do cinto de segurança. É bom ver a Porsche se preocupando em monitorar seu supercarro e cuidar do bem-estar de seus clientes, mas é preocupante ver tantos chamados seguidos em tão pouco tempo, especialmente falando de um carro que custava aproximadamente 845 mil dólares quando foi apresentado.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!