sexta-feira, 27 de abril de 2018

Ande seguro; dicas para reduzir as chances de roubos e furtos do seu carro

Por Redação

Foto: Dolan Law Offices

A criminalidade no Brasil explodiu nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos, mas um tipo de crime vem se destacando pelo aumento mês após mês: o roubo de carros. O último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que, em 2016, cerca de 557 mil veículos foram roubados ou furtados em todo o país, o que dá aproximadamente um roubo/furto de carro por minuto.

Com números tão alarmantes, nós decidimos trazer algumas dicas que podem lhe ajudar a não passar por essa situação tão desagradável, reduzindo o interesse dos criminosos por seu veículo ou até dificultando a ação dos mesmos. Confira!


Prefira as carrocerias de duas portas


Bandidos precisam de rapidez e praticidade para agir, especialmente em uma ação no meio do trânsito, pois dificilmente andam sozinhos. Essas características não estão presentes em um veículo de duas portas, pois para os passageiros de trás entrarem, o motorista precisa rebater o banco dianteiro e aguardar. As carrocerias desse tipo foram praticamente extintas do mercado de carros novos, mas há bastante opção nos seminovos ou usados; caso seja uma pessoa solteira ou com filhos pequenos e não precise de tanto espaço para carregar coisas, considere um duas portas como seu próximo veículo.


Preserve o sistema de som original


Muitos carros parados são vítimas de criminosos que visam furtar o sistema de som do veículo. Se for um aparelho adquirido em loja de departamentos, o meliante não terá problemas em revendê-lo ou até mesmo usar em benefício próprio, mas a coisa muda de figura quando se trata do rádio ou multimídia original do carro; graças a programas de codificação e questões de ligação elétrica, o uso de um aparelho reprodutor de mídia original fora do carro para o qual foi designado se torna quase impossível, fazendo com que muitos percam o interesse em arrombar seu carro só para furtar um equipamento que dificilmente lhe trará alguma vantagem significativa.


Opte por cores chamativas para a carroceria


Mesmo na atual ditadura do branco, preto e prata, é possível escolher cores mais chamativas na hora de comprar seu carro 0km. Para o bandido, quanto mais discreto e mais fácil de se misturar um carro for, melhor; nesse mar de veículos monocromáticos, um carro vermelho ou azul chamará a atenção de cara e será mais fácil de localizar do que um preto ou cinza.


Instale parafusos antifurto nas rodas


Além do aparelho de mídia, outros itens que os criminosos adoram levar de carros parados são as rodas; nem mesmo o fato de estar em um estacionamento privado pode garantir que isso não vá acontecer. Se quiser diminuir drasticamente as chances dos mal-intencionados, uma boa e barata opção é um jogo de parafusos antifurto; essas peças contam com desenhos específicos na cabeça do componente, e só podem ser afrouxadas com a chave correspondente que acompanha o jogo e encaixa nesse desenho. Como os padrões variam de um jogo pra outro, é praticamente impossível de remover uma roda que esteja presa desse jeito, ao menos sem causar dano a ela e, por consequência, desvalorizando o item furtado. Só tome cuidado, pois caso você perca as chaves de remoção, terá sérios problemas.


Use travas de volante, pedal ou câmbio


Elas já foram moda há muitos anos, mas caíram em desuso pois não costumam ser nada práticas de colocar e retirar. As travas de volante, pedal e/ou câmbio atuam bloqueando o uso desses componentes, impedindo que o veículo seja dirigido mesmo que se dê a partida. Não são caras, são fáceis de encontrar, armazenar e basta utilizar a chave que vem no kit para destravá-las. É um item que você pode até não vir a usar com frequência, mas vale a pena ter no carro.


Evite películas muito escuras nos vidros

Foto: Tinting Chicago

Aqui há duas vertentes defendidas pelo público: alguns preferem os vidros "lacrados", pois acreditam que isso afasta os bandidos por estes não saberem quem está dentro, o que tem sua ponta de verdade. Em contrapartida, os mais ousados tentarão a sorte mesmo sem saber o que vão encontrar, pois uma vez que estiverem dentro de um veículo com os vidros tão escuros, não serão vistos por ninguém de fora e terão liberdade para atuar e circular por onde quiserem, inclusive fazendo o proprietário de refém sem que o mundo externo saiba. Com vidros mais claros, a possibilidade de se esconder/camuflar é bem menor, deixando os meliantes mais vulneráveis. Pense com carinho e tome a decisão que achar mais adequada.


"Personalize" o carro

Foto: Carango Web

O princípio é o mesmo da cor chamativa: tornar o carro mais difícil de se misturar na multidão. Você não precisa tirar a originalidade do veículo, mas acrescentar detalhes que o tornem diferente/especial, ainda que mínimos, podem ser uma boa ferramenta para afugentar os criminosos. Ainda que o furto/roubo chegue a acontecer, será bem mais fácil de localizar seu carro se ele for um único entre tantos iguais.


Pense nos esquecidos


Os carros mais visados costumam ser os que mais vendem, pois são os que trazem maior possibilidade de lucro ao bandido, seja na revenda do veículo em si ou para alimentar o mercado ilegal de peças. Um carro que é difícil de ver nas ruas não será interessante num primeiro momento, exceto se o assaltante em questão estiver na urgência de uma fuga; caso contrário, ele não terá razão para se arriscar roubando um veículo que não lhe trará vantagem. Quando for trocar de carro, pense naqueles que "ninguém quer", pois esse pode ser o seu grande trunfo.