sábado, 4 de novembro de 2017

2017 Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI AT6; quem vê cara não vê coração

Texto e fotos por Yuri Ravitz
Modelo cedido pela Audi do Brasil




Já ouviu falar no termo sleeper? Significa "dorminhoco" em inglês, mas no meio automotivo tem outro sentido muito interessante: designa carros que oferecem um desempenho muito acima do que o visual sugere, o que no popular poderia ser definido como a boa e velha "caixinha de surpresas". É certo que, ao olhar um Audi, quase todo mundo espere uma performance acima da média, mas o que exatamente acontece quando se coloca o motor do famigerado VW Golf GTI Mk VII debaixo do capô de um pacato A3 Sedan?

Para responder a pergunta, a Audi do Brasil nos cedeu uma unidade do A3 Sedan modelo 2017, já reestilizado com as novidades no visual e no pacote tecnológico, além do empolgante conjunto mecânico que movimenta o alemão premium exclusivamente em sua versão topo-de-linha Ambition: o 2.0 TFSI de codinome EA888 aliado ao câmbio S tronic de seis velocidades, tudo pelo preço base de R$160.990,00 (sem pintura metálica ou perolizada, que acrescentam R$1.500).


Visual

A família A3 passou por uma atualização de meia-vida há pouco tempo, ganhando novos elementos no interior e também no exterior como os faróis com recorte diferenciado na parte de baixo e novo arranjo de luzes (que também contemplou as lanternas). Com três volumes bem demarcados e uma traseira curta, o A3 Sedan passa a exata impressão do que é: um sedan esperto e ágil para o caótico trânsito urbano que ganha requinte na versão Ambition graças às rodas de 17 polegadas, escape duplo na traseira, moldura cromada nas janelas e detalhes prateados no para-choque dianteiro.

Por dentro, mudanças mínimas como os novos difusores de ar e volante mais esportivo (ou menos careta, como preferir). Apesar do desenho simples, tudo passa uma boa impressão e transmite sensação de esmero na construção.


Mecânica

Se os 220cv e 35,7kgfm de torque do 2.0 EA888 fazem bonito nos 1368kg do atual Golf GTI, no A3 Sedan se saem ainda melhor: são 1320kg movimentados pela transmissão automatizada S tronic de dupla embreagem e seis velocidades, responsável por transmitir a força do motor para as rodas dianteiras; há também a opção de realizar trocas na alavanca ou nos paddle shifters atrás do volante. Com isso, o A3 vai de 0 a 100km/h em cerca de 6,9 segundos e atinge máxima de 250km/h (limitada eletronicamente).

Apesar de feito no Brasil, o A3 Sedan 2.0 Ambition não perdeu a suspensão independente nas quatro rodas como seus irmãos mais baratos, o que garante um excelente comportamento dinâmico em curvas e maciez surpreendente em pisos ruins, mesmo com as rodas de 17 polegadas. Como nada é perfeito, a falta da tração integral "quattro" disponível para o modelo em outros países faz com que o carro destracione com facilidade em saídas que exijam mais rapidez, ainda que os controles eletrônicos de tração e estabilidade estejam ativos.


Tecnologia

Pelos R$160.990,00 da versão Ambition sem opcionais, o comprador leva pra casa um sedan bem servido com teto solar do tipo panorâmico e cortina de acionamento manual, ar condicionado digital de duas zonas com difusores para os passageiros de trás, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial keyless com partida por botão, multimídia com tela escamoteável (se esconde dentro do painel), volante multifunção com ajustes de altura e profundidade, computador de bordo com tela colorida, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas, lavadores e acendimento automático, acabamento em couro sintético, Audi drive select, sistema start-stop, retrovisores com seta em LED, desembaçador e rebatimento elétrico, sensores traseiros de estacionamento, sete airbags, ISOFIX, retrovisor interno fotocrômico e piloto automático.

A má notícia da versão 2017 é que o modelo perdeu os faróis de neblina e as lanternas de LED - estas últimas, sempre presentes no A3 anterior desde a versão de entrada. Para ter ambos, agora é necessário optar pelo pacote "Ambition Plus" que custa R$21.000 e inclui sistema de navegação por GPS, integração com smartphones e faróis dianteiros totalmente em LEDs. Outra perda significativa foi a do assistente de permanência em faixa até como opcional, um sistema que auxilia o condutor a se manter dentro da faixa de rodagem correta "assumindo" o volante por períodos variáveis.


A boa notícia é que a Audi trouxe a opção do inovador virtual cockpit ao pequeno A3. Antes exclusividade dos irmãos maiores, o dispositivo consiste em uma tela de 12,3 polegadas de alta definição que substitui o painel de instrumentos tradicional e realiza diversas funções úteis, além de trazer velocímetro e conta-giros nas extremidades. O item faz parte de outro pacote opcional que, por R$16.000, acrescenta o mesmo volante multifunção dos irmãos A4 e A5 com base plana, rádio MMI Plus com navegação 3D e integração com smartphones.

Nosso A3 Sedan Ambition de teste trazia todos os pacotes opcionais disponíveis, o que inclui o chamado "Assistance Plus" que engloba farol alto automático, piloto de cruzeiro adaptativo ACC com sistema pre sense e Park Assist com câmera de ré ao preço de R$15.000. Some a tudo isso os R$1.500 da pintura Azul Scuba do nosso modelo de teste e a conta de um A3 topo de linha com todos os pacotes fecha em R$214.490; por esse preço é possível partir pro irmão maior A4 nas versões Attraction e Ambiente, menos potentes e tecnológicas mas com mais espaço interno e cabine mais convidativa.


Como anda

Não é exagero dizer que o A3 de 220cv é um esportivo disfarçado de carro comum. Basta voltar alguns anos para lembrar que o primeiro S3 (versão verdadeiramente esportiva) com seus 225cv e 28,5kgfm trazia números muito parecidos com os do atual A3 Sedan Ambition, o que era bastante para a época e ainda é satisfatório hoje. Alguns minutos ao volante são suficientes para perceber que a Audi analisou com atenção o perfil das ruas e estradas brasileiras a fim de ofertar um produto condizente com nossa situação atual; apesar dos pneus de perfil baixo e da suspensão independente, o carro surpreende pela tranquilidade e silêncio ao rodar em asfalto acidentado, além da firmeza em contornar trechos sinuosos que instiga o condutor a acelerar para sentir a tocada do pequeno três-volumes.

Percorremos mais de 600km ao longo da nossa semana de avaliação, sempre alternando entre ambiente urbano e rodoviário. Com ar condicionado ligado e o modo Efficiency escolhido pelo Audi drive select, o A3 fez cerca de 10,4km/l em trecho urbano e ótimos 14,8km/l em rodovias. É bom lembrar que tais números podem cair com a mesma velocidade que o alemão devora o asfalto à frente caso o motorista afunde o pé no acelerador, pois a caixa S tronic faz trocas rápidas e imperceptíveis como em um automático convencional.


Enquanto o A3 Sedan trata muito bem os ocupantes da frente, quem vai atrás não tem as mesmas razões para elogiar. Os mais altos sofrerão com a altura do teto e o espaço limitado para as pernas, especialmente se o motorista também for grande. Além disso, é bom evitar levar mais de duas pessoas no banco traseiro, pois além do túnel central muito alto, o volume do banco na parte do meio não favorece o conforto. Se servir de consolo, o porta-malas de 425 litros de capacidade não deixa que falte espaço para bagagens e compras.

Por dentro, materiais de boa qualidade são montados com carinho e agradam tanto ao olhar quanto ao toque, mas o melhor é a segurança que o A3 transmite o tempo inteiro. Recursos como o pre sense (que detecta a iminência de uma possível colisão e auxilia na frenagem, além de piscar as luzes externas em sinal de alerta, entre outros) e o piloto de cruzeiro adaptativo ACC (que acelera e freia sozinho de acordo com a distância do carro à frente) criam uma experiência de condução prazerosa com a tocada típica dos carros alemães de luxo.


Outro ponto interessante é que, diferente da maioria dos instrumentos digitais, o Audi virtual cockpit é bastante intuitivo e fluído, de fácil configuração através de botões no lado esquerdo do volante. Logo ao lado dele, na parte central do console, se encontra a tela escamoteável do sistema multimídia que pode ser ocultada ao toque de um botão e permite a personalização de várias funções do modelo.

Se fôssemos resumir os principais defeitos do A3 Sedan, seriam estes: a falta de mais espaço interno para quatro adultos, a ausência da tração integral quattro, o painel de linhas simples demais, algo que apesar dos bons materiais e encaixes não condiz com um veículo dessa faixa de preço e, para terminar, o mesmo mau hábito da Volkswagen brasileira de obrigar o motorista a adquirir pacotes fechados (e caros) de opcionais apenas para ter um item em especial, como por exemplo o Audi virtual cockpit.


Vale a pena?

A vida do A3 Sedan no mercado brasileiro não é das piores por uma razão significativa: ele possui apenas um único concorrente direto em sua categoria (sedan compacto premium), que no caso é o Mercedes-Benz CLA cujo preço começa perto de onde o do A3 termina - R$156.990 na versão de entrada CLA 200 Urban. Apesar de mais estiloso e trazer pacote tecnológico parecido, o CLA base com seu 1.6 Turbo de 156cv e 25,5kgfm simplesmente não tem chance contra o 2.0 TFSI do A3 Sedan Ambition em matéria de desempenho.

Com as recentes adições tecnológicas, o A3 amadureceu e agora chega com a proposta de atender ao cliente Audi que não gosta (ou não precisa) de sedans maiores mas quer estar em sintonia com o que a marca oferece de mais avançado no momento. O valor final do modelo equipado com todos os opcionais não é nada barato, mas se paga no surpreendentemente baixo consumo de combustível e nas comodidades do dia-a-dia que o tornam mais agradável, seguro e atraente. Contudo, se espaço interno para toda a família adulta for uma necessidade imediata, é melhor começar a pensar no A4.


Confira mais fotos do A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI (clique para ampliar):


A tradicional dianteira agressiva com grade central avantajada, marca registrada dos modelos da Audi

Faróis Full LED são superiores aos bi-xenon originais, pois dispensam manutenção, contam com acendimento instantâneo e iluminam o asfalto com mais eficiência
Lanternas de LED com novo arranjo são interessantes, mas opcionais. Setas são dinâmicas (percorrem a extensão da peça ao acender, criando um efeito de movimento para fora)
Bancos dianteiros trazem prolongadores para as pernas e ajuste lombar elétrico; apesar disso, só o do motorista traz ajustes inteiramente elétricos
Bancos traseiros acomodam apenas duas pessoas com conforto, mas há encosto de cabeça e cintos de três pontos até para o passageiro do meio
Tela multimídia é de fácil operação e pode ser escondida, mas não é sensível ao toque
Alavanca do câmbio reforça a sensação de esportividade com o nome S tronic estampado
Desenho das rodas é simples mas atraente, e remete aos arrojados modelos RS
Luzes de teto inteiramente em LEDs e cortina "furadinha" do teto solar deixam o interior mais sofisticado
No console central, botões do Audi drive select, Park Assist, recolhimento da tela multimídia, pisca-alerta e ESP off. Logo abaixo, os comandos do ar digital de duas zonas
O cockpit inteiramente digital diz tudo o que o motorista precisa saber
Passageiros de trás tem tomada 12v e difusores próprios de ar condicionado